“A responsabilidade é toda nossa”, diz Liga de Futsal sobre briga na final

Briga entre torcidas das cidades de Bocaina e de Trabiju na final da Copa Cidade de Jahu de Futsal 2023 no ginásio de esportes Flávio de Mello na 6.a feira (10) à noite, está sendo apurada pela Liga Jauense de Futsal para eventuais punições. O evento contou com 31 jogos entre 23/1 e a final, na última 6.a feira, com organização completa da Liga. “Tudo o que aconteceu lá foi de inteira responsabilidade da Liga Jauense de Futsal”, afirmou o presidente Edenilson de Almeida, que isentou a prefeitura e a secretaria de Esportes.

“Estamos apurando a briga através do vídeo (que está nas redes sociais) para ver a participação de atletas na confusão; se a gente conseguir identifica-los, vai aplicar as punições cabíveis previstas no regulamento da Liga”, disse Edenilson. Ele falou que não foi feito boletim de ocorrência pela entidade, mas que a PM foi chamada por pessoas que estavam no ginásio para conter os briguentos. “Foi tudo bem até então, mas aconteceu aquela confusão. Para a próxima edição, ao invés de três seguranças como teve lá, vamos colocar sete, oito, e proibir a entrada de bebida alcoólica, menores sem acompanhante, para garantir a segurança de todos”.

A briga teria começado quando uma torcedora de Trabiju provocou outra de Bocaina e começaram a brigar. “Foi puxão de cabelo pra cá e pra lá, até os caras entrarem no meio para apartar, aí começou a briga e virou aquela muvuca toda”, explicou Edenilson. Segundo ele, a torcedora “estava alterada devido talvez ao consumo de álcool, se não estiver enganado”, que acabou com invasão da quadra e troca de socos inclusive entre atletas, conforme o vídeo.

Edenilson é presidente da Liga de Futsal de Jaú (FOTO: Reprodução WhatsApp)

O presidente falou que o campeonato foi um evento particular da Liga em parceria com a prefeitura, que, neste caso, “fornece o ginásio para os jogos, o funcionário para abrir e fechar o ginásio, mas a organização, arbitragem, premiação, é tudo por conta da Liga”. Em contrapartida, quando a prefeitura precisa de arbitragem para campeonatos infantis e juvenis, festivais de crianças etc., a entidade fornece “em troca desse favor”.

O JOGO – A final da Copa Cidade de Jahu de Futsal foi entre os times de Bocaina e Trabiju. O jogo terminou empatado e a decisão foi nos pênaltis, com vitória de Bocaina por 4 a 2.

PREFEITURA – A prefeitura de Jaú emitiu nota em nome da Secretaria de Esportes afirmando que “a discussão começou do lado de fora do ginásio” e que alguns envolvidos acabaram entrando no recinto, depois; e que qualquer punição cabe à Liga, responsável pelo campeonato.

HORAH – Informação é tudo