Abastecimento – PARTE DE MANTA QUE REVESTE REPRESA É TROCADA PARA EVITAR ROMPIMENTO

Parte da membrana que reveste represa havia se deslocado e ameaçava romper; troca foi feita em 4 dias (FOTO: Divulgação)

Marília Parte da geomembrana que reveste a represa do sistema ETA-Peixe, Zona Oeste, responsável por 60% do abastecimento de água de Marília, foi trocada pela Prefeitura e DAEM entre os dias 12 e 15. Essa espécie de manta havia se deslocado e causado infiltração na represa, com risco até de rompimento, segundo Beatriz dos Santos, química responsável pelo tratamento da água no local.

Segundo o DAEM, troca da geomembrana não afetou o abastecimento, porque represa, embora interligada, não interfere no funcionamento geral da ETA (FOTO: Divulgação)

A capacidade de represamento na ETA é de 7 milhões de litros de água, utilizada para “economia de energia no horário de pico (do abastecimento), entre 18h e 21h”, diz nota enviada ao HORAH. Além disso, essa água também “é usada quando surge alguma intercorrência (no sistema), como queima de bomba ou troca de adutora”.

O serviço, que durou 4 dias, não interferiu no abastecimento, visto se tratar de uma represa à parte do sistema, embora interligada a ele, e “todo o trabalho serviu para solucionar o problema”, garante a química. A troca de parte da geomembrana seguiu cronograma pré-estabelecido de serviços no local.

HORAH – Você bem informado