Abraço por trás – DEPUTADO DE BOTUCATU SERÁ INVESTIGADO CRIMINALMENTE

Decisão do desembargador João Carlos Saletti, do Tribunal de Justiça (TJ) de SP, autoriza abertura de investigação criminal contra o deputado estadual Fernando Cury, de Botucatu, por importunação sexual. A denúncia foi feita pela deputada Isa Penna, que durante sessão da Assembleia Legislativa em dezembro/20 foi abraçada por trás e apalpada em um dos seios pelo parlamentar botucatuense.

Câmeras filmaram quando Cury encostou e abraçou Isa Penna por trás, sendo repreendido por ela (FOTOS: Reprodução Alesp)

Saletti acatou pedido do Ministério Público (MP) paulista e determinou que 11 deputados que presenciaram os fatos sejam ouvidos, entre eles o presidente da Assembleia, Cauê Macris, e que os investigados sejam interrogados. Em nota, a defesa do deputado informou que ainda não tomou conhecimento da decisão, mas que Cury “irá provar que jamais existiu crime de importunação sexual” e resumiu o episódio a “abraço sem malícia, sem conotação sexual e sem discriminação de gênero”.

A representação de Isa Penna classifica o que aconteceu de “inadmissível” e “revoltante”. Ao narrar os fatos, escreve que a parlamentar estava em seu ambiente de trabalho quando “foi surpreendida com uma apalpada na lateral do seu seio direito, um abraço por trás (que vulgarmente chamamos encoxada) e a aproximação de uma cabeça em direção ao seu pescoço”. As imagens de vídeo mostram que ela repeliu Cury imediatamente e por duas vezes.

HORAH – Você sabe das coisas