Acabou – VW ENCERRA OFICIALMENTE PRODUÇÃO MUNDIAL DO FUSCA

Última unidade produzida do Fusca (Beetle), no México: 'Obrigado, Fusca', diz a mensagem (FOTO: Divulgação VW)

Por volta das 14h20 desta 4ª feira (10), a Volkswagen anunciou oficialmente o fim da produção mundial do Fusca, agora chamado de Beetle. O anúncio foi feito em Puebla, México, na fábrica que produziu a última unidade do modelo, lançado em 1935. Segundo a VW, ainda não há plano para um substituto do Fusca.

Fusca saiu de linha no Brasil em 1986, mas voltou em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco (FOTO: Divulgação)

HISTÓRIA – O 1º Fusca foi produzido na Alemanha como ‘Volkswagen’, a partir de desenho original do então designer Ferdinand Porsche. Não havia janela traseira, que surgiu um ano depois, bipartida. A produção em série começou em 1938 e, no ano seguinte, serviu de base para veículos militares usados na 2ª Guerra Mundial. No Brasil, começou a ser produzido em 1959, chegou a usar motor 1.600 com 46 cv de potência e, em 1986, saiu de linha. O então presidente Itamar Franco pediu a volta do modelo em 1993 e foi atendido, mas 3 anos mais tarde parou definitivamente no País. A sequência, daí em diante, foi no México.

HORAH – Você sabe das coisas