Um programa de saúde mental permanente e que funcione de verdade, que já tem até nome definido: DignaMENTE. É assim que o candidato a prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) pretende enfrentar dois grandes problemas vividos pela população mariliense: os casos de depressão e os suicídios que alcançaram patamares jamais imaginados na cidade nos últimos anos.
O detalhamento da proposta está no Plano de Governo de Vinicius, construído com participação popular e ouvindo todos os segmentos representativos da sociedade local. Além disso, o candidato reforça o apoio a instituições de saúde como o HEM (Hospital Espírita de Marilia) e a Clínica Aconchego — que, aliás, receberam toda a atenção dele como deputado estadual.
O programa DignaMENTE é composto de um leque de serviços especializados para fortalecer a Atenção Primária da Saúde (APS), além de atendimentos mais avançados para o setor. “Vamos atender imediatamente as demandas relacionadas à saúde mental e seus transtornos, oferecendo diversas formas de cuidado”, afirmou Vinicius.
Segundo ele, para isso será necessário “contratar mais médicos psiquiatras e ampliar o quadro de recursos humanos para avaliar melhor cada caso e atender a demanda existente”. Vinicius também diz que é necessário “capacitar os profissionais da APS para identificar e tratar os transtornos mentais, com acompanhamento e diálogo”. Aliás, ele fez várias reuniões com especialistas da Saúde para elaborar o Plano de Governo, especialmente para a questão da saúde mental.
HORAH – Informação é tudo