A adolescente Rute Jonas dos Santos Silva, que faria 15 anos na próxima 2.a feira 5, faleceu vítima de dengue hemorrágica na Santa Casa de Jaú, nesta 6.a feira 2. A garota passava férias na casa de parentes em Bariri, cidade que enfrenta epidemia da doença e onde contraiu dengue; sem vaga para ficar internada na Santa Casa da cidade, foi transferida para Jaú.
As informações foram confirmadas por funcionários da escola onde a garota estudava, no bairro Teotônio Vilela, zona sul de Marília. Eles ajudaram a família, “que é muito humilde”, a arrecadar recursos para o traslado do corpo de Jaú para a cidade. Rute está sendo velada na Sala 2 do Velório Municipal e será sepultada às 9h30 deste sábado 3, no cemitério do distrito de Padre Nóbrega.
BARIRI – A epidemia de dengue em Bariri já levou o prefeito Fernando Foloni a decretar estado de emergência em saúde pública no dia 1.o e, na sequência, a cancelar também os festejos de carnaval. Segundo ele, os recursos antes destinados para o carnaval serão utilizados para reforçar as ações de combate à dengue na cidade. Até o momento, segundo o Departamento Municipal de Saúde, há dois óbitos em Bariri sob investigação de dengue.
PEDERNEIRAS – Outro município da região que também já decretou estado de emergência foi Pederneiras, distante 37 quilômetros de Bariri e também na região de Jaú. A prefeita Ivana Camarinha baixou o decreto no dia 30/1. Ela decretou estado de emergência em saúde pública e de alerta epidemiológico. Pederneiras já confirmou mais de 580 casos de dengue neste ano e tem outros 190 aguardando resultados de exames. Para o vereador Val Grana, que é oposição ao governo municipal, trata-se de “uma tragédia anunciada”, porque teria faltado limpeza da cidade e mutirões que antes eram realizados todos os anos.
HORAH – Informação é tudo