Adolescente de Marília pega dengue em Bariri e morre em hospital de Jaú

A adolescente Rute, que morreu de dengue após pegar dengue em Bariri, três dias antes de completar 15 anos de idade (FOTO: Reprodução redes sociais)

A adolescente Rute Jonas dos Santos Silva, que faria 15 anos na próxima 2.a feira 5, faleceu vítima de dengue hemorrágica na Santa Casa de Jaú, nesta 6.a feira 2. A garota passava férias na casa de parentes em Bariri, cidade que enfrenta epidemia da doença e onde contraiu dengue; sem vaga para ficar internada na Santa Casa da cidade, foi transferida para Jaú.

As informações foram confirmadas por funcionários da escola onde a garota estudava, no bairro Teotônio Vilela, zona sul de Marília. Eles ajudaram a família, “que é muito humilde”, a arrecadar recursos para o traslado do corpo de Jaú para a cidade. Rute está sendo velada na Sala 2 do Velório Municipal e será sepultada às 9h30 deste sábado 3, no cemitério do distrito de Padre Nóbrega.

Prefeito Fernando Foloni cancelou os festejos de carnaval em Bariri, por causa da epidemia de dengue (FOTO: Reprodução)

BARIRI – A epidemia de dengue em Bariri já levou o prefeito Fernando Foloni a decretar estado de emergência em saúde pública no dia 1.o e, na sequência, a cancelar também os festejos de carnaval. Segundo ele, os recursos antes destinados para o carnaval serão utilizados para reforçar as ações de combate à dengue na cidade. Até o momento, segundo o Departamento Municipal de Saúde, há dois óbitos em Bariri sob investigação de dengue.

PEDERNEIRAS – Outro município da região que também já decretou estado de emergência foi Pederneiras, distante 37 quilômetros de Bariri e também na região de Jaú. A prefeita Ivana Camarinha baixou o decreto no dia 30/1. Ela decretou estado de emergência em saúde pública e de alerta epidemiológico. Pederneiras já confirmou mais de 580 casos de dengue neste ano e tem outros 190 aguardando resultados de exames. Para o vereador Val Grana, que é oposição ao governo municipal, trata-se de “uma tragédia anunciada”, porque teria faltado limpeza da cidade e mutirões que antes eram realizados todos os anos.

HORAH – Informação é tudo