Agora, sim – DORIA DECIDE E RAFAEL LIBERA IGREJAS, SALÕES, ACADEMIAS, BARES E RESTAURANTES

Amarelou - Doria progride região de Bauru para fase Amarela do Plano SP e, com isso, serviços não essenciais em Jaú são finalmente reabertos (FOTO: Divulgação Gov. Estado)

Foi o ‘parto da montanha’, mas o governador João Doria decidiu progredir a região de Bauru da fase Laranja para a Amarela, e, com isso, vários serviços não essenciais voltam a funcionar. Em Jaú, o prefeito Rafael Agostini esperou Doria para publicar o decreto 7.763 que beneficia setores excessivamente castigados nos últimos 130 dias, como o de bares, lanchonetes e igrejas. Clubes poderão funcionar a partir da 6ª feira da próxima semana, dia 14, por até 6 horas diárias.

Primeiro o decreto jauense esticou a quarentena do coronavírus até dia 17, seguindo outra decisão estadual; depois, liberou a feira livre no kartódromo para clientes a pé, já a partir do domingo (9), das 5h às 11h, abolindo o sistema drive-thru adotado logo no início da pandemia; por fim, flexibilizou outras atividades e pôs fim às incertezas e dúvidas que perduraram por mais de 10 dias, desde que Rafael assumiu compromissos verbais, mas não documentou nenhum deles.

COMÉRCIO – As lojas do comércio de rua poderão funcionar de 2ª a sábado (antes era só até 6ª feira), das 10h às 16h; concessionárias de veículos, imobiliárias e escritórios por até 6 horas diárias; Território do Calçado e Jaú Shopping vão trabalhar de 2ª a domingo, sendo o primeiro a partir das 10h e, o segundo, das 14h em diante.

BARES E RESTAURANTES – Castigados até então, bares e lanchonetes finalmente poderão reabrir e atender clientes presencialmente em ambientes com ventilação natural por até 6 horas/dia, em turno único ou dividido em dois, desde que fiquem entre 11h e 22h e seguindo regras de higienização e distanciamento entre pessoas. Restaurantes também foram beneficiados da mesma forma.

IGREJAS – Salões de beleza e barbearias estão autorizados a funcionar por até 6 horas diárias e atendimento com hora marcada. Academias e centros esportivos seguirão o mesmo modelo e, tal qual donos de bares e lanchonetes, os proprietários terão de preencher formulário da fiscalização municipal informando número máximo de clientes que podem ser atendidos simultaneamente e horário de funcionamento. Igrejas estão liberadas para celebrações presenciais, com atenção especial para higienização, controle do fluxo de entrada e saída dos fieis e distanciamento entre eles.

AULAS – O decreto municipal de Jaú também autoriza aulas de educação não regulada, como cursos livres, de idiomas, artes, informática etc., desde que o atendimento seja individualizado e com hora marcada.

HORAH – Você sabe das coisas