Literalmente, a casa caiu. A Justiça Federal acatou denúncia contra o atual deputado estadual Abelardo Camarinha, o filho dele, ex-prefeito e deputado estadual eleito Vinícius Camarinha, e mais 8 pessoas por crimes investigados pela Operação Miragem. O despacho foi dado pelo juiz federal de Marília, Luiz Antônio Ribeiro Marins, visto que o caso, agora, segue na Justiça Federal local.
Uso de ‘laranjas’ para acobertar os verdadeiros proprietários do extinto grupo de comunicação CMN foi a ponta do iceberg da Operação Miragem. Com apoio da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e da Polícia Federal (PF), já foram lacradas as rádios Dirceu AM e Diário FM, que operavam clandestinamente, e impedido de circular o jornal Diário de Marília.
- Polícia Federal e Anatel já lacraram rádios e jornal da CMN: série de crimes (FOTO: Arquivo/Reprodução)
DEFESA – O recebimento da denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) abre prazo para defesa dos acusados, que é de 10 dias. Como o caso seguia pelo Tribunal Regional Federal (TRF) de SP, o MPF quer que os feitos realizados por lá sejam aproveitados na tramitação do processo em Marília. O envio do caso à Justiça Federal local ocorreu com a perda do foro privilegiado de Abelardo Camarinha.
CRIMES – Já são 8 os procedimentos judiciais em andamento, investigados na Operação Miragem, entre eles de crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e coação de testemunha. No caso, Sandra Norbiato, que aparecia como proprietária da CMN na Junta Comercial, mas, em delação premiada, confessou ser ‘laranja’ de Abelardo e Vinícius Camarinha.
- Em uma das fases da Operação Miragem, a PF fez busca e apreensão no gabinete do então prefeito Vinícius Camarinha (FOTO: Arquivo/Reprodução)
- Houve também busca e apreensão no apartamento do ex-prefeito, em edifício na Rua Lima e Costa, Centro (FOTO: Arquivo/Reprodução)
- Equipamentos eletrônicos, mídias e documentos foram apreendidos pela PF na Operação Miragem na CMN: uso de ‘laranjas’ para ocultar verdadeiros donos (FOTO: Arquivo/Reprodução)
HORAH – Você sabe das coisas