A imprensa de Bauru está divulgando possível caso do chamado Desafio da Boneca Momo, que, tal qual a Baleia Azul em 2017, incentiva crianças e adolescentes a praticarem atos de violência, automutilações e até suicídio. O registro foi na semana passada e só divulgado agora pela Secretaria da Educação, em escola estadual do Núcleo Bauru 1. Uma menina (cuja idade e nome não foram informados) colocou um clipe na tomada da sala de aula na tentativa de provocar um curto circuito. Faíscas chamuscaram a parede e a ação, filmada pelos colegas de sala, espalhadas nas redes sociais.
À direção escolar a menina confirmou ter cumprido uma das exigências do ‘jogo’ da Boneca Momo. Ela tomou 3 dias de suspensão e os pais, informados, apoiaram a iniciativa da escola. Comunicada, a Secretaria Estadual da Educação apenas informou que está acompanhando o caso e orientando os alunos. Da mesma forma que a Baleia Azul, a Boneca Momo também é fruto da ação de criminosos que distribuem mensagens de celular e, quando uma delas é respondida, acessam os dados do usuário e começam a se relacionar com a pessoa.
COMBATE – Especialistas orientam que a melhor maneira de lidar com essa situação é dialogar com os filhos e alertar dos riscos que correm. Pedir que fiquem afastados de mensagens suspeitas no celular e que não se relacionem com desconhecidos. Geralmente, as mensagens são enviadas automaticamente aos milhões, criadas por criminosos cibernéticos.
(EM ANEXO, veja orientações e outras informações sobre o Desafio da Boneca Momo – Arte: JCnet Bauru)
No HORAH Notícia