Alerta – HOMEM DE 39 ANOS É PRIMEIRA VÍTIMA FATAL DE H1N1 NO ANO

A gripe H1N1 foi a causa da morte de um homem de 39 anos em Marília, que residia no Jardim Morumbi, Zona Oeste. A confirmação foi dada pela Secretaria Municipal da Saúde, que, a pedido da família, não identificou o homem. Ele começou a apresentar sintomas da gripe em 22/3 e veio a óbito em 11/4, mas a divulgação oficial foi feita somente na 4ª feira (22), após resultados de exames.

Do início do ano até agora, a Vigilância Epidemiológica de Marília fez a notificação e 41 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desse total, 2 foram confirmados como H1N1, 24 são de tipos não especificados e 15 ainda estão esperando resultado de exames laboratoriais. No Estado, 581 pessoas morreram com a doença em 2018 e, neste ano, já foram confirmados 11 óbitos.

REGIÃO – Outro óbito na região foi confirmado em Guaiçara, região de Lins, a 76 km de Marília. Edson Pereira Camacho, 51 anos, morreu dia 14, após internação na Santa Casa de Lins. Ele apresentou sintomas da doença, passou pelo médico, recusou internação e foi para casa; quando o quadro se agravou, procurou um médico particular e foi internado, não resistindo à doença.

H1N1 é a chamada ‘gripe suína’, que surgiu há 10 anos e é uma variante do vírus Influenza (IMAGEM: Ilustrativa)

O QUE É – H1N1 é uma versão da gripe causada pelo vírus Influenza, cujos sintomas são febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse. A principal diferença está no risco de complicações da doença, pois o vírus multiplica-se rapidamente no organismo. Os casos mais graves são registrados em jovens, asmáticos, gestantes e idosos.

HORAH – Você sabe das coisas