Soluções caseiras nem sempre dão o resultado esperado, e até podem surpreender, negativamente. Em Rio Preto, a maior cidade do noroeste paulista e uma das maiores do Interior, José Aparecido da Silva, 56 anos, morreu após consumir suco de inhame cru. A informação foi dada pela família à polícia, que investiga a morte por suspeita de intoxicação alimentar.
SINTOMAS – Foi nesta semana. Seu José começou a passar mal logo após consumir o suco, receita caseira para auxiliar no tratamento da dengue. Ele apresentava falta de ar e vômito, foi submetido aos procedimentos hospitalares convencionais em casos dessa natureza, mas não resistiu. A intoxicação alimentar (provavelmente pelo suco de inhame cru) foi confirmada pelo Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital de Base de Rio Preto.
- Vários sites na internet apresentam receitas caseiras para tratar dengue, uma delas de consumo de suco de inhame cru: será? (FOTO: Reprodução Internet)
TÓXICOS – Raízes como o inhame e a mandioca, por exemplo, não devem ser ingeridos crus por apresentarem substâncias tóxicas, advertiu o médico do Ceatox, Carlos Caldeira, em entrevista à TV Tem Rio Preto. O corpo do homem foi submetido a autópsia no IML local com objetivo de comprovar as suspeitas.
CUIDADO – Médicos e especialistas advertem que não existe qualquer confirmação científica de que o inhame cru, na forma de suco, possa ajudar a curar dengue. Receitas caseiras estão em vários sites na internet, mas as pessoas devem ter cuidado e sempre comunicar o médico, que saberá orientar as melhores alternativas para o tratamento da doença.
(c/ informações G1 R.Preto)
HORAH – Você sabe sempre mais