Síndrome ‘mão-pé-boca’ tem 10 casos confirmados em escola infantil de Assis, a 75 km de Marília. A doença é altamente contagiosa entre as crianças, que, por recomendação médica, foram afastadas das aulas. Segundo autoridades da Educação em Assis, a síndrome está restrita a uma EMEI da cidade, mas todas as demais unidades já receberam orientações de como evitar que a doença se espalhe. Recentemente a síndrome ocorreu também em Ourinhos, na mesma região, acometendo 20 crianças de uma creche.

  • Bebê com a síndrome ‘mão-pé-boca’ em Assis: manchas avermelhadas e febre alta são características da doença, altamente contagiosa (FOTO: Arquivo Pessoal/Reprodução AssisNews)

O QUE É – A doença ‘mão-pé-boca’ se caracteriza por manchas avermelhadas na boca, amídalas e faringe, além de erupções de pequenas bolhas nas palmas das mãos e plantas dos pés, nádegas e região genital. A febre alta acompanha esses sintomas. Contagiosa, a síndrome pode acometer também adultos, mas é mais comum em crianças até 5 anos. A doença é causada pelo vírus normalmente encontrado no sistema digestivo.

HORAH – Você sabe tudo