APÓS DENÚNCIA AO MPF ESCALAS REAPARECEM, MAS FALTANDO MÉDICOS

Prefeito enfrentará novo julgamento eleitoral na cidade (FOTO: Reprodução HoraH)

PREFEITO FALOU QUE ISSO “NÃO DÁ EM NADA”, MAS 2 DIAS DEPOIS SAÚDE MUDOU POSTURA; teria sido por MEDO?

Apesar de condenar vereadores que representam contra a administração, dizer que isso “não dá em nada” e que é “só pra fazer política”, a administração Ivan Cassaro voltou a divulgar as escalas de trabalho das unidades de saúde municipais. Esta foi uma das cobranças dos vereadores Mateus Turini, José Carlos Borgo e Luizinho Andretto ao Ministério Público Federal (MPF), em audiência online nesta semana com o procurador da República Marcos Salati.

“Primeiro o prefeito falou em uma entrevista que isso não dá nada, que ir ao Ministério Público só atrapalha a administração, mas dois dias depois, talvez por medo do que isso possa dar, o governo torna a divulgar as escalas. Só que tem um problema: sem médicos! (risos)” – comentou Mateus Turini ao HORAH. “A pressão feita escancara o despreparo da Secretaria da Saúde, que, se vendo obrigada a divulgar novamente as escalas, não consegue faze-la corretamente” – acrescenta. Ao menos uma dessas escalas a que a reportagem teve acesso está com 1/3 dos espaços grifados em laranja, sem nome do médico escalado para trabalhar em fevereiro.

Trata-se da escala da policlínica Bernardi, Zona Norte. Estão em aberto períodos de trabalho nos dias 1º, 3, 4, 14, 15, 21, 22, 27 e 28/2, sendo que no domingo 27 não há médico escalado para a manhã (7h às 13h) e a tarde (13h às 19h). Segundo apurou HORAH, as escalas são enviadas por e-mail a cada unidade de saúde, onde a enfermeira-chefe as imprime e divulga para conhecimento público. Durante o mês de janeiro isso não foi feito, apesar de insistentemente cobrado, e, depois da denúncia ao MPF, voltou a ocorrer, mas sem os médicos correspondentes para cada um dos períodos.

Mateus, Borgo e Luizinho na audiência online com o representante do MPF em Jaú (FOTO: Reprodução HoraH)

HORAH – A verdade dos fatos