APÓS POLÊMICA DOS CORTES DE ÁRVORES, TRÁFEGO PARCIAL É LIBERADO NA PRAÇA PORTUGAL

Após obras na Praça Portugal, trânsito é liberado parcialmente. (Fotos - Jonas Rodrigues/Prefeitura de Bauru)

A Prefeitura de Bauru liberou parcialmente neste sábado (20) o tráfego de veículos no entorno da Praça Portugal. A nova ligação entre as avenidas Comendador José da Silva Martha e Getúlio Vargas foi liberada para o trânsito, assim como o acesso da rua Gustavo Maciel. O semáforo da rua Rio Branco com a avenida Comendador Martha, na rotatória, entrou em operação.

O quarteirão 5 da rua Rubens Pagani, entre as ruas Rio Branco e Gustavo Maciel, segue interditado, pois ainda recebe intervenções. Outras melhorias para o tráfego ainda seguirão nos próximos dias, na rua Rubens Pagani e entre a rua José Fernandes e a avenida Comendador Martha. As obras foram realizadas pela Zopone Engenharia, como contrapartida de um empreendimento da região, com o apoio de diversas secretarias da prefeitura e Emdurb. Os trabalhos começaram há dois meses.

ENTENDA A POLÊMICA

No fina de agosto e começo de setembro deste ano, a Prefeitura de Bauru começou a derrubar árvores, além de coqueiros, jerivás e outras espécies da Praça Portugal para dar espaço a uma pista de rolamento para carros.

O ex-prefeito Clodoaldo Gazzetta postou nas redes sociais um manifesto contrário aos cortes e destacou a atitude da prefeitura de Bauru como “na contramão da história”. Nas redes sociais, as manifestações também chamaram a atenção, especialmente de ambientalistas que questionaram a autorização do CONDEMA, que trata de analisar os cortes de árvores.

O caso chegou a ir à Justiça e um movimento contra às obras e aos cortes foram criados como forma de proteste e conscientização para as mais de 40 árvores cortadas na Praça Portugal. As obras chegaram a paralisar por alguns dias, mas houve e liberação para a continuação.

HORAH – Informação é tudo