ARARAQUARA ESTIMA QUE 50% DOS CASOS DE COVID SEJAM DE VÍRUS MUTANTE

Eliana Honain, da Saúde de Araraquara (FOTO: Reprodução/CMA)

Variante do novo coronavírus descoberta em Manaus, AM, e com presença detectada em Jaú e Araraquara aumentou a preocupação com a Covid-19 nessas cidades e na região. Como HORAH já noticiou, três de cinco amostras de pacientes enviadas ao Instituto Adolfo Lutz resultaram positivo para a nova cepa em Jaú, mas não há ainda estudo que indique o quanto a doença impactou sobre o total de contaminados. Em Araraquara, estima-se esteja em 50%.

A informação é de Eliana Honain, secretária da Saúde de Araraquara, onde, além da variante amazonense, há também a cepa britânica. A cidade chegou a 143 óbitos (contra 231 de Jaú) e 11.960 casos confirmados de Covid (Jaú tem 7.242). “Não há como fazer exame em todos para saber quantos possuem a nova cepa e por isso estamos trabalhando com amostragem. Acreditamos que cerca de 50% [tenham contraído a doença das variantes do coronavírus]”, disse Eliana.

A secretária frisou que tal qual o coronavírus original, as novas cepas dependem de análise laboratorial para serem detectadas e que os cuidados preventivos e médicos são os mesmos. A diferença é o contágio mais intenso e o tempo de isolamento do paciente, que precisa ser maior. “Antes eram propostos dez dias, mas agora ampliamos para 14 dias e vamos estudar nessa semana se iremos aumentar mais ainda, mesmo para assintomáticos, por causa da transmissibilidade”, disse.

HORAH – Você bem informado