ASSEMBLEIA AFASTA FERNANDO CURY POR 6 MESES

DEPUTADO DE BOTUCATU FOI ACUSADO DE APALPAR SEIO DE PARLAMENTAR EM PLENÁRIO

Sem nenhum voto contrário, a Assembleia Legislativa de SP (Alesp) aprovou afastamento por 6 meses e sem recebimento de salários do deputado Fernando Cury (Cidadania). Ele foi acusado de abraçar por trás e apalpar o seio da deputada Isa Penna (Psol) no plenário da Casa, durante sessão em dezembro do ano passado. A votação ocorreu na 5ª feira (1).

O Conselho de Ética havia definido pena de 119 dias, ampliada para 180 dias pelo plenário da Alesp. Durante esse período de punição o cargo será ocupado pelo suplente de Fernando Cury, padre Afonso Lobato (PV), que poderá inclusive substituir os servidores do gabinete do parlamentar de Botucatu. Isa Penna considerou a punição “uma vitória do feminismo” – em princípio, defendia que Cury fosse cassado.

Cury se manifestou por nota dizendo acatar “com seriedade e de forma respeitosa” a decisão da Assembleia; o advogado de defesa do parlamentar, Roberto Delmanto, que se pronunciou durante a sessão, garantiu que Cury “não é assediador e não existe crime”. Além dessa punição, o caso também é investigado pelo Ministério Público (MP) como ‘importunação sexual’.

No plenário da Assembleia, Cury abraçou por trás e apalpou seio da deputada Isa Penna: assédio sexual em dezembro/20 (FOTO: Reprodução)

HORAH – Você bem informado