Assembleia: Vinicius Camarinha defende HC de ataques de Dani Alonso

Vinicius e Dani Alonso: quem vai vencer esse duelo político? (FOTOS: Assessorias/Reprodução HoraH)

DEPUTADA DIZ QUE GESTORA DO HC OCUPA CARGO IRREGULARMENTE E QUER MUDANÇA; DEPUTADO ENALTECE TRABALHO NO HOSPITAL, MELHORIAS E INVESTIMENTOS QUE ESTÃO SENDO FEITOS

Recém-empossados para seus novos mandatos, os deputados marilienses Dani Alonso (PL) e Vinicius Camarinha (PSDB) já protagonizaram o primeiro embate político na Assembleia Legislativa. Na 4.a feira (29), Dani criticou problemas de gestão no Hospital das Clínicas, integrante do complexo HCFamema, afirmou que a superintendente Paloma Libânio ocupa o cargo irregularmente e pediu lista tríplice para o governador Tarcísio de Freitas nomear novo gestor. Vinicius respondeu na sessão de hoje.

“Deputada, o dia que a sra. conseguir um hospital novo pra cidade, mais de R$ 100 milhões de investimentos, a sra. sobe aqui nessa tribuna e critica o Hospital das Clínicas”, encerrou pronunciamento. Antes, falou em ação articulada de Dani Alonso na Assembleia e do deputado federal Capitão Augusto na Câmara dos Deputados em Brasília, que quase simultaneamente desferiram críticas contra a gestão do HC.

No centro da disputa está o cargo da Dra. Paloma, superintendente do HCFamema (FOTO: Reprodução HoraH)
Novo Hospital da Criança e da Mulher em construção anexo ao HC (IMAGEM: Divulgação)

“Nos oito anos de mandato como deputado federal, quanto (Capitão Augusto) destinou pra ajudar nosso HC de Marília? E vem criticar quem trabalha e se empenha? Não posso aceitar”, disse Vinicius. Ele também falou que Dani Alonso assessorou Augusto vários anos, “e não mandou uma seringa” para o hospital. Por fim, se solidarizou com os mais de 3 mil funcionários e médicos do HC, destacou o trabalho da superintendente Dra. Paloma e lembrou que está em construção o novo Hospital da Criança e da Mulher, anexo ao HC, um investimento de mais de R$ 120 milhões. “O HCFamema é uma das melhores instituições do Brasil”, pontuou.

Em ofício do dia 16, Dani Alonso solicitou ao presidente do Conselho Deliberativo do HCFamema, Valdeir Fagundes Queiroz, a indicação da lista tríplice para nomeação de novo gestor para o HC. Ela alega que Dra. Paloma ocupa o cargo há 6 anos e que nesse momento está irregular na função. Em nota, Paloma informou que exerce as funções em conformidade com a legislação e que “mesmo com todas as dificuldades da saúde pública, o HCFamema vive um bom momento, com vários investimentos em obras e equipamentos”. O hospital é estadual e atende a mais de 1,2 milhão de pessoas de 62 municípios da região.

Nos meios políticos, por outro lado, está evidente a disputa de poder entre os grupos da deputada Dani Alonso, empossada para o primeiro mandato, e de Vinicius, que foi reeleito pela quinta vez. Além do controle do gigantesco HCFamema, há também grande quantidade de cargos comissionados de boa remuneração em jogo. A disputa entre os grupos remonta ainda ao velho confronto entre o pai da deputada e prefeito de Marília Daniel Alonso e o ex-deputado e ex-prefeito Abelardo Camarinha, pai de Vinicius.

HORAH – Informação é tudo