Enormes labaredas de fogo surpreenderam famílias do Assentamento Luiz Beltrame, em Gália, que ocupa parte da antiga fazenda Santa Fé, do prefeito de Jaú, Ivan Cassaro. “Nosso povo correu lá pra ver o que estava acontecendo e os ‘jagunços’ disseram ter visto uma cobra grande, então colocaram fogo pra espantar”, explicou em mensagem de áudio ao HORAH um dos integrantes da coordenação do assentamento. O caso ocorreu na noite desta 4.a feira (22).


Segundo apurou a reportagem em contato com membros do assentamento, “o fogo foi no sentido contrário à barraca onde os seguranças do Ivan estão praticamente acampados”, junto à porteira principal da fazenda. “Não tem lógica, porque se fosse por causa da cobra, colocariam fogo próximo de onde eles estavam”. As labaredas começaram na propriedade vizinha, fazenda Rio Vermelho, que faz divisa com a Santa Fé, e fugiram de controle. “Tanto que o povo nosso foi ajudar”, disseram os coordenadores.
Pelo sim, pelo não, a coordenação do assentamento decidiu procurar a delegacia de polícia de Gália e registrar boletim de ocorrência “para precaução, para que não caia nas nossas costas depois”. O fogo vai fechando uma sequência de derrotas judiciais de Ivan contra a presença das famílias, que estão no assentamento há 9 anos. Primeiro, o TRF-SP o alertou da possibilidade de cometimento de crime de desobediência de ordem judicial se continuasse com os seguranças impedindo a entrada de pessoas no assentamento; depois, o STJ-SP cassou o Interdito Proibitório que o prefeito havia obtido na justiça estadual, fazendo uso do mesmo para controlar o acesso à fazenda.
HORAH – Informação é tudo