Assessor do Planejamento Urbanístico é ‘promovido’ a Procurador-Geral do Município

Advogado Barbieri Júnior, novo PGJ da prefeitura de Jaú, que começa a trabalhar nesta 2.a feira 2 (FOTO: Reprodução/Facebook)

O advogado Geraldo Barbieri Júnior inicia a semana como o novo Procurador-Geral de Justiça (PGJ) do Município de Jaú. Ele foi nomeado pelo prefeito Jorge Ivan Cassaro por meio da portaria 4.714, publicada na última edição do Jornal Oficial, para substituir o experiente advogado Rui Piva, que pediu exoneração após um ano nesta função. Em Jaú, a Procuradoria-Geral é cargo em comissão preenchido por indicação do Chefe do Executivo.

Até então, Barbieri Júnior era comissionado como assessor na Secretaria da Habitação e Planejamento Urbanístico, para onde foi conduzido por indicação do titular da pasta, o também advogado Norberto Leonelli Neto. Isso ocorreu quando a 2.a Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça (TJ) de SP questionou possível exercício ilegal da advocacia por parte de Neto, que atuava profissionalmente enquanto chefiava duas secretarias — ele acumulava também a de Finanças. Barbieri Júnior assumiu processos antes tocados por Neto e, posteriormente, foi levado à prefeitura.

Rui Piva, o veterano e experiente advogado que pediu exoneração do cargo (FOTO: Reprodução Facebook)

Formado pela PUC/SP, a atuação de Barbieri seria principalmente na área do direito administrativo. Segundo o perfil dele no Facebook, o advogado é de Bariri, distante 37 km de Jaú, onde também é conhecido por advogar para empresários do ramo imobiliário, tal qual o titular do Planejamento Urbanístico Neto Leonelli. A divulgação nas redes sociais da nomeação do novo PGJ foi acompanhada de comentários que remetem a uma atuação “mais moderna e atualizada”, contrapondo ao perfil mais conservador do anterior, que, justamente por isso, teria frustrado as expectativas do governo Jorge.

HORAH – Informação é tudo