
Procon e Associação Comercial e de Inovação de Marília firmaram acordo para renegociação de dívidas de munícipes com estabelecimentos credores com objetivo de restabelecer o crédito para voltarem a comprar no comércio da cidade. Representantes das duas instituições definiram o período para esse esforço maior de acordos comerciais: de 25 deste mês a 6 de outubro.
“Vamos estimular acordos de dívidas que impedem consumidores de comprar nas lojas da cidade, por causa de qualquer restrição financeira”, justificou o presidente da Associação Comercial e de Inovação Adriano Martins. Ele e o diretor do Procon Marília, Guilherme Moraes, acreditam que será possível conseguir “descontos de até 80% sobre os valores devidos, entre multas e juros”.
O Procon já tem atuado bastante nessa área e informou que de 24 de junho a 11 de agosto fez 515 atendimentos e mediou acordos em diversas dívidas, resultando na recuperação de mais de R$ 4,6 milhões em débitos. “Queremos que mais pessoas possam comprar no varejo de Marília nas nossas próximas campanhas de vendas”, disse o superintendente da Associação Comercial, José Augusto Gomes, o Guto. Ele foca principalmente a Black Friday, em novembro, e o Natal, mas não descarta um avanço já para o Dia das Crianças, em outubro.
A ideia é que o consumidor em débito se sinta estimulado a procurar o Procon para avaliar o caso, mediar contato com a empresa credora e propor um acordo. Quando chegam a bom termo, as duas partes assinam um termo de compromisso e o consumidor recupera o crédito no sistema de consulta. “Há dívidas mais simples e outras que podem exigir um pouco mais de tempo para se chegar a um acordo”, comentou Guilherme Moraes.
HORAH – Informação é tudo