Depois da chuva tímida do fim de semana passado e do frio que começa a se despedir do interior paulista, a situação do clima volta a ficar crítica para incêndios. Tanto que a Defesa Civil de SP lançou alerta para os próximos dias que incluem cidades do centro-oeste que estão novamente sob condições propícias para a propagação de fogo.
Entre esta 3.a feira e amanhã 28, a situação é de emergência em cidades como Araçatuba, Andradina, Rio Preto, Bauru e Assis; na 5.a feira 29, fica ainda mais crítica nessas mesmas cidades e região delas; 6.a feira e no sábado 31, as condições de temperaturas altas e baixa umidade do ar deverão se tornar ainda mais difíceis, exigindo máxima atenção contra incêndios de grandes proporções.
A situação atípica vivida neste ano no estado já matou duas pessoas em Urupês, região de Rio Preto, que eram brigadistas de uma usina e tentavam apagar fogo na cana, quando acabaram carbonizados pelas chamas na 6.a feira 23; no sábado, em Santana da Ponte Pensa, incêndio fora do controle matou 43 bois encurralados em pastagens que foram consumidas pelo fogo; entre Ibitinga e Itápolis, região de Jaú, incêndio florestal destruiu grande área de preservação ambiental. Estimativas do governo de SP apontam para prejuízos materiais acima de R$ 1 bilhão.
HORAH – Informação é tudo