
As aulas vão voltar ao normal somente na próxima 2.a feira 6, na EMEIEF Prof.a Norma Mônico Truzzi, no distrito de Jafa, município de Garça, região de Marília. As atividades foram suspensas nos dias 31/10 e hoje, 1.o de novembro, depois que funcionárias da unidade escolar encontraram escorpiões no local. “Preventivamente, suspendemos as aulas presenciais visando a segurança dos alunos e dos servidores”, justificou a secretária da Educação de Garça, Janete Aranha Conessa.
Funcionários da Vigilância Sanitária de Garça estiveram na escola, realizaram busca ativa e conseguiram capturar sete escorpiões no prédio da escola. Durante esse período de suspensão das aulas, o prédio passou por limpeza geral e toda a área externa, inclusive nas imediações da escola, foi capinada para evitar que o local volte a ser invadido por escorpiões.
Segundo a secretaria da Educação, não haverá prejuízo ao ano letivo dos alunos, já que os professores passaram diversas tarefas para serem cumpridas em casa. Houve também reunião com os pais e responsáveis para explicar o que aconteceu, as providências tomadas e para orientar sobre como lidar com os escorpiões, prevenindo acidentes.
A EMEIEF, que é uma escola municipal de educação infantil e de ensino fundamental em Jafa, abriga cerca de 170 alunos que vão dos 4 aos 10 anos de idade, ou seja, da pré-escola ao 5.o ano. A retomada das aulas na 2.a feira se dará normalmente, já com o prédio devidamente vistoriado e limpo, segundo funcionárias abordadas pela reportagem na manhã desta 4.a feira 1.
HORAH – Informação é tudo