Auxílio emergencial – GOVERNO REFAZ AS CONTAS E ANTECIPAÇÃO DA 2ª PARCELA É SUSPENSA

O Ministério da Cidadania refez as contas e concluiu que não teria recursos para bancar a antecipação da 2ª parcela do auxílio emergencial de R$ 600, previsto para começar dia 27. Conclusão: não haverá antecipação, visto que muitas pessoas nem receberam ainda a 1ª parcela. Segundo o ministério, será preciso abertura de crédito suplementar para garantir a conclusão da 1ª parcela e a antecipação da 2ª.

“Por fatores legais e orçamentários, pelo alto número de requerentes que ainda estão em análise, estamos impedidos legalmente de fazer a antecipação da 2ª parcela do auxílio emergencial”, comunicou o governo na 4ª feira (22). Não há data prevista para sair a 2ª parcela. No momento, o governo aguarda estudo do Ministério da Economia, “o mais rápido possível”.

Segundo a Caixa Econômica Federal, que efetua os pagamentos, mais de 31 milhões de pessoas já receberam a 1ª parcela do benefício, num total de R$ 22 bilhões. Houve conflito de números entre a Caixa, Dataprev e Ministério da Cidadania, com a constatação de que a previsão inicial foi extrapolada, que há ainda 7 milhões de pedidos do benefício em avaliação e que não tem dinheiro disponível para tudo.

HORAH – Você bem informado