Avançando – SARAMPO TEM MAIS 2 CASOS CONFIRMADOS E AÇÕES DE BLOQUEIO SÃO AMPLIADAS

Uma das medidas contra o sarampo é a conferência da caderneta de vacinação, feita em todas as unidades de saúde da cidade (FOTO: Divulgação PMM)

Marília – Mais 2 casos positivos de sarampo foram registrados pela Secretaria da Saúde de Marília. Os doentes são um homem que mora no bairro Chico Mendes, Zona Sul, e uma criança do Jardim Edison da Silva Lima, Zona Norte. Com mais esses casos, já são 7 positivos na cidade, sendo 2 deles importados, e 27 notificações desde o início do ano. As informações constam de boletim da Vigilância Epidemiológica divulgado esta semana.

Posto volante de vacinação na Av. Vicente Ferreira, que, agora, vai para a Av. das Esmeraldas: ação de combate ao sarampo (FOTO: Divulgação PMM)

ESTRATÉGIAS – Já nesta 6ª feira (23), a Vigilância vai deslocar o Ônibus da Saúde da Av. Vicente Ferreira para a das Esmeraldas, próximo a posto de combustíveis existente no local, para ficar mais perto da população do Jd. Tropical, alvo da nova ação de saúde. Conferência de carteira de vacinação e imunização acontecem das 9h às 19h, hoje, e das 8h às 17h, amanhã.

Outra frente de ação é o bloqueio em varredura no Jd. Edison, perto do Jd. Renata, onde fica a USF que está vacinando a população contra o sarampo. Além disso, a Saúde apela à população em geral que procure as 12 UBSs da cidade ou as 38 ESFs para conferir cadernetas de vacinação. Tudo para tentar conter o avanço da doença em Marília.

BRASIL – Segundo o Ministério da Saúde, o País já confirmou 1.680 casos de sarampo, a maioria entre jovens de 20 a 29 anos de idade. São Paulo tem 74 municípios com surto da doença, totalizando 98,9% do total de casos do País. O sarampo é doença infecciosa grave, que pode até matar se não tratada a tempo; a transmissão é por vírus expelido por tosse, fala, espirro ou mesmo respiração. A única proteção segura é a vacina.

HORAH – Você sabe tudo