Três pessoas foram autuadas em quase R$ 1,3 milhão por maus-tratos e degradação da fauna silvestre no domingo (20). A Polícia Ambiental flagrou os três em dois veículos em estradas no entorno da cidade de Pongaí, região de Bauru, onde foram encontradas várias aves silvestres. Os responsáveis foram presos em flagrante e autuados.
De acordo com o B.O. ambiental, a ocorrência foi registrada logo cedo em rodovia nas imediações da cidade, onde o primeiro carro foi parado e o motorista demonstrou nervosismo exacerbado, parecendo funcionar como ‘batedor’ de outro veículo. Foi quando os policiais avistaram o outro carro em estrada de terra, já acelerando em fuga, mas que foi alcançado e abordado.
Nele, estava grande quantidade de aves silvestres: 160 papagaios e uma arara-vermelha transportados de forma irregular, em caixas de madeira e sem documentação. Eles informaram que haviam adquirido os pássaros em Ivinhema, MS, de onde partiram com destino à Capital, SP. As aves seriam vendidas a R$ 150 cada uma. Todas foram encaminhadas para estância em Lins, onde receberão cuidados especializados antes de serem devolvidos à natureza.
HORAH – Você sabe das coisas