Band Cidades Excelentes: Jaú bate na trave e perde para Sertãozinho no único item disputado

No único quesito em que foi classificada, Jaú perdeu para Sertãozinho (FOTO: Grupo Band/Reprodução HoraH)

Dentre todos os itens do 4.o prêmio Band Cidades Excelentes – Edição Especial Evolução, que analisou os últimos 4 anos de governo de cada município brasileiro, Jaú se classificou em apenas um, mas perdeu na final para os concorrentes. O quesito Governança, Eficiência Fiscal e Transparência para cidades acima de 100 mil habitantes colocou Jaú ao lado de Itu e Sertãozinho, sendo essa última a ‘grande campeã’ com 76.08 pontos.

O evento é uma realização do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila e a premiação ocorreu no sábado 8, na sede do conglomerado paulista de comunicação no Morumbi, SP, com apresentação dos jornalistas Adriana Araújo e Marco Antonio Sabino. Pode-se dizer que Jaú bateu na trave, como se diz popularmente, mas o premiado foi o prefeito Wilson Fernandes Pires Filho de Sertãozinho, único a subir ao palco para receber o prêmio, com direito a vídeo exibido simultaneamente sobre a cidade.

Em nota à imprensa, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Jaú informou que o município foi “destaque em premiação” da Band, que neste ano “avaliou os municípios que mais avançaram entre 2021 e 2024 em vários aspectos”. Especificamente no caso jauense, os itens avaliados foram: capacidade de governar, eficiência na arrecadação e administração dos recursos e acesso simples e claro às informações sobre gastos e investimentos municipais.

Especialmente no último ponto, que se refere à Transparência, há queixa crescente da população e dos próprios vereadores da cidade, se contrapondo à avaliação da Band e Instituto Aquila. Não raras vezes, vereadores precisam recorrer à Justiça com mandados de segurança para obter informações que deveriam ser públicas e ficar estampadas no Portal da Transparência da Prefeitura — e em praticamente todos os casos, a Justiça tem concedido liminar para acesso às informações solicitadas, contrariando a postura do governo do prefeito Ivan Cassaro.

Importante observar que as avaliações do prêmio Band são feitas com base em dados oficiais passados pelas prefeituras para os órgãos oficiais de controle e fiscalização, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Não significa que as informações foram checadas in loco pela emissora ou pelo Instituto Aquila. Além do quesito Governança, os municípios também foram avaliados pelo desempenho dos números oficiais na Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, sendo que em nenhum deles Jaú se classificou.

Prefeito de Sertãozinho , Wilson Fernandes levou o prêmio (FOTO: Reprodução)

HORAH – Informação é tudo