BAURU E BOTUCATU REGISTRAM TEMPERATURAS MAIS BAIXAS DO ANO; ALERTA SE ESTENDE A JAÚ E MARÍLIA

Temperaturas vão cair bastante entre hoje e domingo 11, devendo manter tendência de baixa até a próxima 6.a feira 16 (Foto: Ilustração)

Bauru registrou a temperatura mais baixa do ano, registrando às 7h20, quando a estação meteorológica da Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (Ipmet) apontou a temperatura de 3,1°C. Ela se equipara com a menor temperatura já registada desde que o Ipmet começou as medições há 20 anos.

Já em Botucatu, mais registros de baixas temperaturas na noite e madrugada. A cidade costuma registrar as menores temperaturas entre os municípios da região e os termômetros marcaram 2,6°C por volta das 7h, conforme apresentou os dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas.

Para os próximos dias, a previsão é de que as cidades da região, entre elas, Jaú, Bauru, Marília, Botucatu registrem mínima de 6 graus, podendo atingir nesta semana 9 graus, oscilando mínimas em em 11 graus.

A queda nas temperaturas para a casa dos 3°C já estava prevista pelo Instituto Nacional de Pesquisas Meteorológicas (Inmet). A Defesa Civil também emitiu o alerta para as baixas temperaturas causadas pela massa ar de polar que se desloca na região.

A frente fria que chegou na região é a mesma que, associada à umidade, provocou neve nas serras gaúcha e catarinense.

Previsão

As temperaturas mínimas desta quarta devem continuar na quinta-feira (1º) e o o Inmet de Bauru indica também que o ar ficará mais seco e o sol voltará a predominar, mas ainda com baixas temperaturas no período da manhã.

Alerta

Ontem (29/06), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um alerta de perigo para a onda de frio que atinge o país. O alerta destaca que as baixas temperaturas podem causar risco à saúde.

Cuidados

A Defesa Civil de São Paulo alerta que no frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, doenças que atacam o aparelho respiratório. Por isso, é importante redobrar a atenção com idosos, crianças e pessoas e animais em situação de vulnerabilidade.

Além disso, a Defesa Civil recomenda manter a hidratação constante e pede que a população não improvise para manter ambientes aquecidos, utilizando churrasqueiras e latas com fogo, por exemplo.

HORAH – Informação é tudo