Moradores das cidades de Bauru e de Jaú foram surpreendidos neste sábado 22 por um fenômeno que não chega a ser raro, mas que também não é tão comum: a chamada ‘nuvem rolo’, que divide o céu e chama a atenção pelo visual. As redes sociais nas duas cidades foram tomadas por fotos de diferentes pontos e a mesma pergunta: o que é isso?
Trata-se desse fenômeno atmosférico que é resultado de duas situações combinadas: ventos em diferentes altitudes que surgem de direções opostas, deixando as nuvens ‘encurraladas’ na forma de um rolo. Ouvido pelo JCNet Bauru, o meteorologista do IPMet Thiago Ferreira disse que esse tipo de nuvem “vai se dissipando à medida que o contraste entre umidade e temperatura do ar diminuem”.
O barrado branco da nuvem parece atravessar o céu azul de um lado para o outro, como se fosse uma espécie de cortina. Apesar da aparência e das suposições populares de que este é o sinal de tempestades que estão próximas, as ‘nuvens rolos’ não são perigosas e apenas indicam mudança brusca na temperatura, o que pode estar relacionado com a chegada de uma frente fria, por exemplo.
HORAH – Informação é tudo