BAURU TEM RETOMADA DO RODÍZIO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA A PARTIR DE HOJE (31/10)

DAE anuncia retomada do rodízio no abastecimento de água em Bauru para regiões atendidas pelo Rio Batalha (Foto: Juliana Lobato/DAE)

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru anunciou no início da noite deste sábado (30) que vai retomar o rodízio no abastecimento de água nos bairros abastecidos pelo Rio Batalha, sistema que não chegou a ser suspenso oficialmente, mas que não vinha operando há pelo menos duas semanas.

Com isso, as duas regiões afetadas pelo sistema de rodízio voltam receber água de forma alternada, a cada 24 horas:

  • A partir da 0h deste domingo (31) e até a 0h de segunda-feira (1º) os bairros Centro/Altos/Estoril I e II não serão abastecidos.
  • Já os bairros da região do Jardim Bela Vista, Vila Falcão/Alto Paraíso, Jardim Ouro Verde/Terra Branca ficarão sem água a partir da 0h de segunda (1º) até 0h de terça-feira (2), e assim alternadamente.

Durante a troca de abastecimento de uma região para outra, o setor atendido naquele momento não começa a receber água de maneira imediata. Isso porque é necessária a recuperação de nível (“enchimento” das redes), que pode levar algumas horas, dependendo do tamanho e consumo de cada região.

Segundo o DAE, a decisão de reativar o sistema de rodízio, que é realizado desde abril deste ano, foi tomada por conta do baixo volume e falta de previsão de chuvas para os próximos dias.

A medida tem como finalidade minimizar os efeitos da redução da produção de água distribuída pelo manancial, que neste sábado (30) registra a marca de 3 metros, sendo que seu nível considerado ideal é de 3,20 metros.

A DAE explica que a mudança ocorrerá para a avaliação do comportamento da lagoa de captação nos próximos dias, em que não há previsão de chuvas. De acordo com a evolução, o DAE tomará novas medidas. A alteração anterior no rodízio aconteceu no último dia 8 de outubro, quando o sistema passou de 48h x 24h para 24h x 24h.

O DAE continua disponibilizando caminhões-pipa para o atendimento nas regiões afetadas pelo rodízio através do telefone 0800-7710195 (recebe ligações de telefone fixo), ou (14) 3235-6140/6179 (celular).

HORAH – Informação é tudo