
Casa Cidadã será inaugurada pelo prefeito Daniel Alonso nesta 4ª feira (26), 10h. Ela oferece acolhimento imediato e emergencial para pessoas em situação de rua, migrantes ou “qualquer pessoa que precisar de abrigo temporário”, diz nota distribuída pela Prefeitura. A Casa Cidadã fica na Rua Paraíba, bairro Banzato, entre a Zona Leste e o Centro.
DIÁRIO – O novo serviço da Secretaria da Assistência Social vai funcionar diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 17h às 8h do dia seguinte. Os abrigados terão direito a banho, jantar e repouso com café da manhã; às 8h da manhã seguinte, serão enviados ao Centro Pop, na rua 4 de Abril, Centro, para atividades e oficinas.
GRANDE – O espaço é suficiente para abrigar até 50 homens, 20 mulheres e ainda dispõe de quarto específico para grupos com necessidade de atendimento especial, como previsto em lei. A estrutura da Casa Cidadã conta com cozinheiras e auxiliares, serviços gerais, cuidadores, psicólogos e assistentes sociais, em área de 670 m2, onde há inclusive sala de TV e espaço de convivência.
NÚMEROS – Balanço divulgado pela secretaria mostra que em 2018 a Casa de Passagem atendeu 1.108 pessoas na cidade, sendo 998 homens e 110 mulheres. Apenas uma pequena parte (187) foram de Marília; os demais (911), migrantes e imigrantes (10) procedentes da Argentina, Chile, Espanha, Peru e Venezuela. A quantidade de pernoites foi grande: mais de 11.000 – média de 30/dia.


HORAH – Você sabe tudo