Novo mutirão de cirurgias de catarata no Hospital da Unimar atendeu cerca de 600 pessoas no último fim de semana, em parceria com a Secretaria da Saúde de Marília. Os procedimentos foram pagos com recursos do Ministério da Saúde e de emendas parlamentares, segundo nota distribuída à imprensa. Algumas pessoas aguardavam na fila há mais de 2 anos e meio.
Além de catarata, também foram realizadas cirurgias de pterígio, calázio e vias lacrimais. Foram atendidos pacientes de Marília e várias cidades da região. De acordo com a nota, os atendimentos começaram às 7h da 6ª feira (29), com a triagem, consulta e exames. As cirurgias foram feitas no dia seguinte por equipe integrada pelos médicos Fábio Vieira da Silva, Ricardo Cassago Filho e Mário Sérgio Pereira Lima, mais 40 funcionários da Unimar e do hospital.
No domingo, todos os pacientes submetidos a cirurgias voltaram ao hospital para avaliação médica. Eles também receberam orientações para os cuidados durante a recuperação. “Não pode usar lenços de pano, pois eles podem provocar infecção. Também não pode ficar exposto a luz forte, luz do Sol, permanecendo com óculos escuros até o próximo retorno”, explicou o especialista Fábio da Silva.
- Pacientes passaram por avaliação (abaixo) e foram submetidos a cirurgia no dia seguinte (FOTOS: Ass. Impr. HBU/Divulgação)
- As cirurgias foram feitas e, no domingo, pacientes voltaram ao Hospital da Unimar onde receberam orientações para a recuperação (FOTOS: Ass.Impr. HBU/Divulgação)
HORAH – Você sabe tudo