BOA NOTÍCIA – Mutirão pago pela Prefeitura de Marília avança e até fim do ano deve dobrar cirurgias feitas em 2016

Mutirão pago pela Prefeitura e realizado em parceria com a Santa Casa e o Hospital Unimar fez quase 1.000 cirurgias entre agosto e outubro em Marília, com estimativa de acabar 2018 com o dobro de procedimentos realizados em 2016, por exemplo. Os números foram divulgados pelas próprias instituições, que estão atendendo a população em dezenas de especialidades, como cirurgias de catarata, ortopedia, cabeça e pescoço, de pedra na vesícula, varizes e até do aparelho genital e urinário.

COMPARATIVO – Dados do SUS indicam 2.363 cirurgias dessa natureza feitas em 2016, último ano da gestão anterior, enquanto que em setembro de 2018, com apenas um mês de mutirão, o acumulado já estava em 2.646 procedimentos, 11% a mais. “Já em outubro, com cerca de 600 cirurgias pelo mutirão, a diferença atingiu 37%”, informa nota divulgada pela diretoria de comunicação da Prefeitura, que acredita em elevação substancial dessa percentagem quando forem fechados os números de novembro.

EMPENHO – O prefeito Daniel Alonso visitou os dois hospitais parceiros, falou com diretores e pacientes. “Trata-se de um esforço de gestão, um trabalho sério que está sendo feito para reduzir as filas absurdas que duraram anos”, comentou. “É a maior mobilização já feita para cirurgias em Marília”, destacou a superintendente do Hospital Unimar, Márcia Mesquita Serva.

(FOTO: PMM/Divulgação – Daniel com a secretária da Saúde, Kátia Santana, recebidos pela superintendente do Hospital Unimar, Márcia Serva: cirurgias a todo vapor)

HORAH
Você sabe tudo