Boa notícia – OBRAS DE AMPLIAÇÃO DA EQUOTERAPIA ATINGEM 80% E SERÃO ENTREGUES NESTE ANO

Acompanhado do vereador Albuquerque e do comando da PM em Marília, o prefeito Daniel Alonso vistoriou as obras e conheceu o projeto social da Equoterapia (FOTO: PMM/Divulgação)

Obras para ampliação do Programa de Equoterapia desenvolvido pelo 9º Batalhão da PM em parceria com a Prefeitura de Marília já atingiram 80% do cronograma. A entrega está prevista ainda para esse ano, quando o programa social completa 18 anos.

A Prefeitura está fazendo mais 2 salas (uma para atendimento terapêutico e outra para guardar material de montaria e acessórios usados nas sessões), banheiros com acessibilidade e muro que separa o local da equoterapia de outras instalações do quartel da PM.

COMO É – Crianças e adolescentes com paralisias diversas, transtorno do espectro autista (TEA) e deficiência intelectual, entre outras condições adversas, são acompanhadas lado a lado por um PM habilitado da Cavalaria e um terapeuta, em cada sessão. “É nas passadas dos cavalos que essas crianças e adolescentes ganham segurança e consciência sobre as potencialidades do próprio corpo”, explica a Capitã PM Vanessa Buoro de Agostinho.

CAVALO – “Por sua biomecânica, a andadura natural do cavalo é capaz de gerar estímulos na coluna vertebral da pessoa sobre o animal”, acrescenta a oficial PM, que comanda a Força Tática, unidade que abriga a Cavalaria. “A equitação tem importante valor terapêutico, hoje amplamente reconhecido para a habilitação e reabilitação motora”.

GRATUITO – Todo o atendimento é de graça, semanal e com duração de 10 meses. Os policiais que atual na Equoterapia realizam trabalho voluntário. Em média, são atendidos 24 pacientes/ano, sendo que atualmente existem 60 famílias aguardando o retorno das atividades, o que deve ocorrer assim que as obras forem concluídas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3417 1555 – ramal da Cavalaria.

Novas salas, banheiros com acessibilidade e outras adaptações e melhorias estão no projeto: 80% já concluídos (FOTO: PMM/Divulgação)

HORAH – Você sabe tudo