Boa notícia – PARA MANTER IDOSOS ISOLADOS, CIDADE VAI VACINAR CONTRA A GRIPE EM CASA

Em Bauru, idosos vão ser vacinados contra a gripe em casa: evitar aglomerações é a palavra de ordem (FOTO: Correio da Serra/Reprodução)

Se a recomendação é para que idosos acima dos 60 anos fiquem isolados em casa, como é que eles vão às unidades de saúde tomar vacina contra a gripe, a partir desta 2ª feira (23)? Mais: se a ordem é evitar aglomerações para não proliferar o coronavírus, não seria contraditório juntar os idosos nos postos de saúde?

Questionamentos como esses ganharam as redes sociais no fim de semana e ao menos a Prefeitura de Bauru já deu uma resposta a eles. A Secretaria da Saúde bauruense vai vacinar os idosos em casa. Em nota, a Prefeitura diz que ‘os idosos não devem se deslocar até uma unidade de saúde’, porque a vacinação domiciliar será feita por 23 equipes municipais – se precisar, serão ampliadas.

COMO SERÁ – O chamado projeto Vacina em Casa vai correr nesta semana as residências com idosos nas imediações das UBSs Bela Vista, Nova Bauru, 9 de Julho, V. Falcão, Godoy, Pousada da Esperança, Sta Edwirges, Vilas Dutra e São Paulo e Tibiriçá. Nas semanas seguintes, os bairros serão divulgados um a um. A Saúde pede, ainda, que em caso suspeito de Covid-19 o contato seja feito primeiro com o SAMU (192), opção 2, para avaliar a melhor alternativa: ficar em casa, ir à UPA ou ser socorrido pelo SAMU.

ETAPAS – A vacinação contra a gripe acontecerá em 3 etapas em todo o País: a partir de hoje, para idosos e profissionais da Saúde; a partir de 16/4, para professores, forças de segurança e pacientes com doenças crônicas (asma, diabetes, cardiopatias etc.); de 9/5 em diante, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias), crianças de 6 meses a 6 anos, adultos de 55 a 59 anos, pessoas com deficiência, indígenas e outros. A vacina protege contra o vírus Influenza A, H1N1 e B, e a vacinação ajudará os profissionais de Saúde a identificar eventuais suspeitos do coronavírus na população.

HORAH – Informação é tudo