Búfalos de Brotas – DELEGADO PEDE PRISÃO PREVENTIVA DO DONO DA FAZENDA

Pecuarista Luiz Augusto, que deixou animais sem água e comida, é finalmente preso (FOTO: Reprodução/TV Globo)

LUIZ AUGUSTO PINHEIRO DE SOUZA É ACUSADO DE VÁRIOS CRIMES, INCLUINDO MAUS TRATOS A MAIS DE MIL ANIMAIS

 

Preso no começo de novembro quando centenas de búfalos foram encontrados mortos, agonizando ou passando fome em fazenda de Brotas, o pecuarista e psiquiatra Luiz Augusto Pinheiro de Souza foi solto mediante fiança de R$ 10 mil. Agora, com o laudo preliminar dos peritos da USP e Unesp indicando que o fazendeiro foi negligente e não demonstrou preocupação com os animais, o delegado Douglas Brandão tornou a pedir a prisão dele, desta vez preventivamente.

Além de maus tratos ao próprio rebanho abrigado na Fazenda Água Sumida, Luiz Augusto também responde pelos riscos a que expôs animais na vizinhança e a saúde pública (por causa da possibilidade de disseminação de doenças), o meio ambiente e a fauna nativa. Além do pedido de prisão encaminhado para parecer do Ministério Público (MP), ele já acumula várias multas que passam dos R$ 4 milhões. A defesa do fazendeiro disse estar “surpresa”.

Luiz Augusto foi acusado pela polícia de Brotas de abuso e maus tratos a animais (1.160 vezes, sendo 1.056 búfalos, 72 cavalos e 32 carcaças de animais mortos por fome e sede); destruição ou dano a área de preservação permanente; poluição da natureza; organizar, manter ou custear organização com objetivo de cometer crimes previstos no Código Penal (funcionários eram obrigados a cumprir suas ordens); uso de violência ou grave ameaça para favorecer interesse próprio contra autoridade ou juízo arbitral. Por isso tudo, o delegado justifica que “a medida [prisão] é necessária e adequada à gravidade dos crimes praticados”.

Responsáveis por defender o fazendeiro, os advogados Rodrigo Maia e Rubens Oliveira emitiram nota informando estarem “surpresos com o pedido de prisão preventiva”, visto que não vislumbram motivos para tal. No entanto, concluem: “Seguimos à disposição da Justiça para prestarmos os esclarecimentos necessários”. Se o MP acatar o pedido do delegado e a Justiça assim determinar, Luiz Augusto poderá ser preso a qualquer momento.

HORAH – Você sabe das coisas

Búfalos foram encontrados desnutridos, alguns agonizando e muitos já mortos (FOTO: Reprodução)
O delegado Douglas Brandão, de Brotas (FOTO: Reprodução/web)