Poço profundo aberto na gestão passada para abastecer novos bairros na região do distrito de Pe. Nóbrega, Zona Norte de Marília, passará por uma espécie de sondagem para avaliar a capacidade de vazão e porque está produzindo menos água do que o apontado nos testes iniciais. “Quando ele ficou pronto, no governo anterior, os testes de vazão apontaram 200 mil litros/hora, mas agora não tem passado dos 60 mil”, explicou o engenheiro João Augusto de Oliveira Filho, vice-presidente do DAEM.
FILMAGEM – Para saber o que está acontecendo com o poço, a bomba será removida e uma câmera fará a filmagem interna dele. Embora pareça simples, essa é uma operação que exige tempo, técnica e perícia. Ela está marcada para começar às 8h desta 4ª feira (17), com a remoção da bomba; a filmagem deve ter início depois das 13h. “Acho que até o final da tarde vamos ter uma prévia do que ocorreu dentro do poço, que está impedindo a produção plena de água”, avaliou João Augusto. Ele irá acompanhar todo o procedimento, visto que o presidente Marcelo de Macedo está de férias.
ECONOMIA – As imagens gravadas serão submetidas depois a uma análise técnica pormenorizada, quando, então, serão decididas as providências. “Enquanto isso, voltamos a bomba no poço e continuamos tirando os 60 mil litros de água/hora, que é muito pouco para um poço com as dimensões daquele, mas que são imprescindíveis para o abastecimento da região”, esclareceu o vice-presidente do DAEM. Até que toda essa operação seja concluída, ele solicitou que a população economize água.
HISTÓRICO – Depois de perfurado, o poço ficou parado porque o governo anterior não dispunha do equipamento necessário para bombear a água. Na gestão Daniel Alonso foi colocada uma bomba provisória, que produzia 50 mil litros de água/hora, suficiente para a demanda da época. Com a entrega de novos núcleos habitacionais e o crescimento da demanda por água, a Prefeitura fez licitação e comprou a bomba definitiva que deveria puxar os 200 mil litros/hora previstos no teste de vazão do poço, o que não ocorreu na prática.
HORAH – Você por dentro de tudo