CAI MÉDIA DIÁRIA DE ÓBITOS E INTERNAÇÕES POR COVID NA CIDADE

JAÚ CHEGOU A TER 15 MORTES EM UM DIA E, AGORA, A MÉDIA ESTÁ EM 2,7; infectologista Dr. Daniel Elias explica (Foto: Reprodução)

Depois do susto de registrar mais de 10 mortes ao dia por Covid-19 entre o final de janeiro e meados de fevereiro, finalmente a média móvel de óbitos começou a cair e chegou a 2,7/dia no balanço epidemiológico encerrado dia 15. Levantamento foi feito com base em números oficiais divulgados pela Secretaria da Saúde de Jaú. A boa informação veio acompanhada também da queda no número de internações na Santa Casa, único hospital porta SUS para tratamento de Covid na cidade.

Infectologista Dr. Daniel vê levantamento com bons olhos, mas deixa claro que não é hora de baixar a guarda, ainda (FOTO: Santa Casa/Divulgação)

Para o infectologista Daniel Elias de Oliveira, que atua na Santa Casa, duas situações contribuíram decisivamente para a queda nos óbitos. “Primeiro, o esgotamento de susceptíveis, pois as pessoas mais susceptíveis à doença foram pegando o vírus, formando anticorpos e, com isso, diminuindo a transmissão dele na cidade; segundo, pelas medidas de restrição que diminuíram a circulação das pessoas e também da doença”, explicou.

O médico também observou que “a variante do vírus [detectada em Jaú] causou aumento grande de casos em um curto espaço de tempo e, da mesma maneira, teve a tendência de cair muito rápido”. Algo semelhante ocorreu em Manaus, AM, de onde veio a variante, e até Araraquara, a menos de 80 km de Jaú, onde a Prefeitura chegou a adotar lockdown total. “Chegamos a ter 13, 14, até 15 mortes em um só dia (pacientes de Jaú e de fora) e 140 pacientes internados na Santa Casa, Pronto Socorro lotado, mas isso foi mudando aos poucos”.

Mudou mesmo. Nesta 4ª feira (17) havia 81 internados, pouco mais de 50% dos leitos de enfermaria ocupados e apenas 4 pacientes no Pronto Socorro, aguardando transferência para a UTI. Esse é o ponto ainda problemático, já que pacientes mais jovens estão sendo infectados e, pela própria resistência, passam mais tempo internados, o que deixa a ocupação da UTI acima do limite. A boa notícia é que semana que vem o hospital terá mais 18 leitos de UTI Covid, ampliando a capacidade para quase 60 leitos exclusivos para tratamento da doença.

HORAH – Informação e Prestação de Serviço