JAÚ CHEGOU A TER 15 MORTES EM UM DIA E, AGORA, A MÉDIA ESTÁ EM 2,7; infectologista Dr. Daniel Elias explica (Foto: Reprodução)
Depois do susto de registrar mais de 10 mortes ao dia por Covid-19 entre o final de janeiro e meados de fevereiro, finalmente a média móvel de óbitos começou a cair e chegou a 2,7/dia no balanço epidemiológico encerrado dia 15. Levantamento foi feito com base em números oficiais divulgados pela Secretaria da Saúde de Jaú. A boa informação veio acompanhada também da queda no número de internações na Santa Casa, único hospital porta SUS para tratamento de Covid na cidade.
Para o infectologista Daniel Elias de Oliveira, que atua na Santa Casa, duas situações contribuíram decisivamente para a queda nos óbitos. “Primeiro, o esgotamento de susceptíveis, pois as pessoas mais susceptíveis à doença foram pegando o vírus, formando anticorpos e, com isso, diminuindo a transmissão dele na cidade; segundo, pelas medidas de restrição que diminuíram a circulação das pessoas e também da doença”, explicou.
O médico também observou que “a variante do vírus [detectada em Jaú] causou aumento grande de casos em um curto espaço de tempo e, da mesma maneira, teve a tendência de cair muito rápido”. Algo semelhante ocorreu em Manaus, AM, de onde veio a variante, e até Araraquara, a menos de 80 km de Jaú, onde a Prefeitura chegou a adotar lockdown total. “Chegamos a ter 13, 14, até 15 mortes em um só dia (pacientes de Jaú e de fora) e 140 pacientes internados na Santa Casa, Pronto Socorro lotado, mas isso foi mudando aos poucos”.
Mudou mesmo. Nesta 4ª feira (17) havia 81 internados, pouco mais de 50% dos leitos de enfermaria ocupados e apenas 4 pacientes no Pronto Socorro, aguardando transferência para a UTI. Esse é o ponto ainda problemático, já que pacientes mais jovens estão sendo infectados e, pela própria resistência, passam mais tempo internados, o que deixa a ocupação da UTI acima do limite. A boa notícia é que semana que vem o hospital terá mais 18 leitos de UTI Covid, ampliando a capacidade para quase 60 leitos exclusivos para tratamento da doença.
HORAH – Informação e Prestação de Serviço