
Conhecida por Neca da Saúde, a vereadora Maria Letícia Cipola teve o mandato cassado por unanimidade de votos em sessão da Câmara realizada na 4.a feira (5), em Mineiros do Tietê, região de Jaú. Ela é acusada de desviar dinheiro público por meio de emissão inclusive de Notas Fiscais falsas durante o exercício da presidência do Legislativo, em 2018, e chegou a ser presa temporariamente no ano passado. A defesa da vereadora promete recorrer da decisão.
Foram 9 votos favoráveis ao relatório final da Comissão Processante (CP) instalada na Câmara para apurar o desvio de aproximadamente R$ 200 mil dos cofres públicos. Neca teve o mandato cassado e a Câmara aguarda manifestação da Justiça Eleitoral para saber quem assumirá no lugar dela, visto ter havido troca de partido entre suplentes. A defesa de Neca faz argumentações técnicas sobre o processo de cassação e deve levar o caso ao Tribunal Regional Eleitoral.

Segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Câmara de Mineiros emitiu cerca de 500 Notas Fiscais em 2018, sendo ao menos 120 delas falsas. Por meio desses documentos fajutas, e agindo em parceria com duas servidoras do Legislativo, Neca teria desviado dinheiro em proveito próprio. O caso de corrupção foi investigado pela polícia, que fez busca e apreensão de documentos na Câmara e prendeu Neca e as servidoras temporariamente, por 5 dias. O caso segue agora na Justiça.
HORAH – Você sabe das coisas
