PROJETO É DE CHICO QUEVEDO, QUE EM CAMPANHA TAMBÉM PROMETEU REDUZIR SUBSÍDIO PARA UM SALÁRIO MÍNIMO
Um dos 3 projetos polêmicos do vereador Chico Quevedo, prometidos em campanha, foi incluído na pauta da sessão da Câmara da próxima 2ª feira (8), em Jaú. É o que propõe redução de 23,5% das cadeiras no Legislativo, baixando a quantidade de vereadores dos atuais 17 para 13. Para ser aprovado são necessários 2/3 dos votos da Casa (12), visto se tratar de alteração da Lei Orgânica do Município (Veja no final da matéria o projeto 01/2021).
O projeto foi proposto por Chico no início do ano legislativo e conta com assinaturas de mais 6 vereadores: os veteranos Tito Coló e Dr. Segura e os novatos Luizinho Andretto, Bill Luchesi, Fábio de Souza e Mateus Turini. Na justificativa, Chico fala em economia de dinheiro público, maior eficiência nos serviços prestados pelos vereadores jauenses e facilidade para a população ficar “atenta na atuação dos mesmos”.
Ao HORAH, o presidente da Câmara João Brandão confirmou no início da noite de hoje que, “a princípio, o projeto ficaria para mais adiante, mas hoje, por volta do meio-dia, o Chico me procurou e pediu para por em pauta”. O presidente também comentou que já ouviu “alguns vereadores comentando que são contrários, que querem uma justificativa mais plausível para essa redução”, motivo pelo qual acredita que a votação “será bem polêmica”. Ele não citou nomes, mas até vereadores da base aliada não estariam a favor do projeto.
Outros 2 projetos igualmente polêmicos foram amplamente divulgados na campanha de Chico e são aguardados na Câmara: o que muda o horário das sessões às 2.as feiras, das 16h para 19h (os trabalhos terminariam por volta das 23h); e o que reduz o subsídio dos vereadores para o equivalente a um salário mínimo (hoje, cada vereador recebe bruto R$ 5,5 mil e, com descontos, cerca de R$ 4,5 mil).
VEJA ABAIXO o Projeto de Emenda à Lei Orgânica para reduzir para 13 o número de assentos efetivos na Câmara Municipal de Jaú:
HORAH – Você sabe das coisas