Em todo 5 de outubro Marília irá comemorar o Dia do Meteorito, segundo projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal na sessão da 2ª feira (13). Era para ser sério, mas o projeto de lei 27/2019, de autoria do vereador Evandro Galete, acabou virando ‘mico’, com chacotas na mídia que disseminaram nas redes sociais.

A aprovação do projeto foi por unanimidade de votos, ou seja, com aval de todos os vereadores, fazendo com que a data seja incluída entre aquelas oficialmente comemoradas pelo Município. A intenção de Galete é que o Dia do Meteorito estimule palestras, conferências, congressos e feiras de ciências sobre esse fenômeno da astronomia.

 

  • Projeto de Galete cria o Dia do Meteorito, que será comemorado em todo 5 de outubro: o que era para ser sério, virou ‘mico’ (FOTO: Divulgação)

 

MOTIVAÇÃO – Ao justificar a propositura do projeto, Galete explicou que a data seria “dedicada a disseminar na população o conhecimento referente à queda de um meteorito de 2,5 kg no município”. Foi em 5 de outubro de 1971, fato que ganhou repercussão na imprensa local e até internacional. Na ocasião, o meteorito desintegrou ao ingressar na atmosfera e 7 fragmentos foram recolhidos em vários pontos da cidade, o maior deles no Centro, à Rua São Carlos, 392.

HORAH – Você sabe mais