CÂMARA VAI DISCUTIR REAJUSTE DOS SERVIDORES, TAPA-BURACOS, LIXO, DESCARTE DE VACINAS E IPTU

Buracos no São Crispim e vários outros bairros são alvo de requerimentos na Câmara (FOTO: Reprodução web)

Sessão da Câmara Municipal de Jaú nesta 2.a feira (21) vai discutir diversos assuntos, entre eles uma Moção de Apelo para o prefeito Ivan Cassaro conceder os índices de recomposição salarial e ganho real reivindicados pelo sindicato dos servidores, o Sinfunpaem, que totalizam 25,40% — são 20,40% de reposição de perdas e 5% de aumento real, contra apenas 8% oferecidos até então pela prefeitura. A moção foi debatida na última 6.a feira (18), na Câmara, e foi elaborada com os nomes dos 17 vereadores. Na noite anterior, assembleia dos servidores havia rejeitado a nova contraproposta de Ivan (que passou de 5% para 8%) e decidiu decretar Estado de Greve, o que o sindicato deve protocolar nesta 2.a feira.

A pauta da sessão ainda tem incontáveis requerimentos por tapa-buracos e recapeamento de ruas na cidade, mas um deles, autoria do vereador José Carlos Borgo, vai além. Ele quer que o secretário da Mobilidade Urbana Márcio PX se pronuncie sobre a qualidade dos serviços da empresa de tapa-buracos; se a empresa que fornece a matéria-prima é a mesma que disponibiliza também a mão-de-obra; o nome da empresa, valor do contrato e cópia dele. Borgo ainda pergunta se PX já notificou a empresa pela má qualidade dos serviços (ele anexa fotos de tapa-buracos mal executados em diversas regiões da cidade) e, em caso positivo, quer cópias das mesmas.

Rua Atílio Loto, Jd. Olímpia: só um exemplo de tapa-buraco mal feito (FOTO: Reprodução/Gab. Ver. Borgo)

Por sua vez, Luizinho Andreto está preocupado com o lixo e quer saber quem faz o transbordo hoje e quem fazia ano passado, cópia do contrato do serviço, a quem pertence o terreno onde o lixo é depositado enquanto aguarda o transbordo, cópia do contrato de eventual cessão ou aluguel do mesmo e autorização da Cetesb para uso da área. O vereador ainda pergunta sobre a quantidade de caminhões empregados no transbordo, o valor pago por tonelada, a tonelagem diária, quem fiscaliza a pesagem dos caminhões e pede um relatório das pesagens com os dados dos últimos 6 meses.

Os vereadores Rodrigo de Paula e Chico Quevedo são autores de requerimento ao prefeito e às secretárias da Saúde, Ana Paula Rodrigues, e de Proteção Animal, Aline Machado, que pretende esclarecer o descarte de 770 vacinas antirrábicas por vencimento do prazo de validade. Denúncia foi publicada por HORAH após feita no Facebook por Rodrigo, inconformado com a perda dos imunizantes. O requerimento quer saber se os fatos foram relatados entre as secretarias, quais servidores tomaram conhecimento antecipado do vencimento das vacinas, se teve alguma resposta e solicita cópias de todos os documentos que possam existir sobre o assunto, sejam e-mails, conversas em redes sociais etc.

Inundação constante desvaloriza imóveis na cidade (FOTO: Paulo Grange/Jaumais)

Por fim, o presidente João Brandão pede que Ivan Cassaro estude a possibilidade de mandar projeto de lei à Câmara revisando a Planta Genérica de Valores “para fins de cálculo do IPTU”. O foco dele está nos imóveis atingidos pelas últimas enchentes na cidade e aqueles situados em áreas de risco. João Brandão entende que o IPTU desses imóveis deve ser reduzido e justifica dizendo que eles “sofreram substancial desvalorização”. A sessão da Câmara começa às 16h, tem transmissão ao vivo pela TV Câmara e é acompanhada por HORAH.

HORAH – A verdade dos fatos