CÂMARA VOTA PROJETO DE VIGILÂNCIA PARA PREVENIR SUICÍDIOS; veja mais

Vereador Nardi aposta na experiência para presidir a Câmara (FOTO: Reprodução)

A Câmara de Marília vota projeto de lei nesta 2.a feira (21), que estabelece vigilância de suicídios para apurar causas e ajudar a prevenir essa prática na cidade. Ao justificar a proposta, o vereador Luiz Nardi explica que “os números são alarmantes” e entende ser “extremamente necessário realizar estudos com o intuito de investigar as causas e prevenir” os suicídios. Ele lembra que Marília lidera o ranking de suicídios no estado, com mais do que o dobro do 2.o lugar.

O projeto de Nardi especifica que os suicídios são eventos de investigação obrigatória por profissionais de saúde para determinar medidas preventivas eficazes. No caso, hospitais, unidades de saúde públicas e privadas e consultórios médicos devem disponibilizar prontuários de pacientes vítimas de suicídios em 10 dias, e que os responsáveis pelos estudos devem manter o sigilo das informações. O projeto tem pareceres favoráveis das comissões de Justiça e Redação e de Saúde e Assistência Social.

NÚMEROS – A quantidade de suicídios em Marília realmente impressiona. Em 2020 os serviços de saúde registraram 20 (17 homens e 3 mulheres) e, de janeiro a abril deste ano, 7 (5 homens e 2 mulheres). Entre 1996 e 2019, conforme informações do DataSUS, a cidade contabilizou 325 suicídios. Em todo esse período, o ano com maior quantidade de mortes foi 2013, com 27, seguido de 2019, com 23.

Além dos serviços públicos oferecidos na cidade contra a depressão e preventivos ao suicídio, a população ainda conta com o atendimento 24 horas do Centro de Valorização da Vida (CVV), que pode ser acessado pelo telefone 188.

HORAH – Você sabe das coisas