Campanha de doação de órgãos é aberta com depoimentos emocionantes na Santa Casa

Equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da Santa Casa com os dois primeiros transplantados de rim e fígado: Setembro Verde é oficialmente aberto (FOTO: Divulgação)

Durante o mês de setembro, prédios do hospital serão iluminados na cor verde; dia 23, está prevista a tradicional Caminhada pela Vida

A campanha de doação de órgãos Setembro Verde foi aberta na Santa Casa de Marília com palestras de membros da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes (Ciht) e de médicos, além de depoimentos de transplantados de órgãos. Evento ocorreu no salão de reuniões da Ciht nesta 2.a feira (4). O foco principal da campanha é estimular as pessoas a informarem familiares de que são doadoras. “Só assim poderão ser feitos os procedimentos que poem salvar até oito vidas por doador”, lembrou a enfermeira Marisa Stradioto, coordenadora da Ciht.

Os médicos Ruy Okaji e Luiz Henrique Stéfano falaram da importância da campanha para conscientizar as pessoas sobre a doação de órgãos; a primeira transplantada de rim na Santa Casa há 40 anos, Teresinha Viscardi, e o primeiro de fígado há seis meses, Sidnei Fernandes, deram depoimentos sobre as experiências que vivenciaram. Emocionada, Teresinha disse que após o transplante se casou, teve filhos e passou “a levar uma vida normal”, assim como o doador do rim, que foi um irmão dela.

Sidnei narrou a gravidade da doença dele, que era uma cirrose hepática que o colocou na lista prioritária e transplante de fígado. “Foram dois meses até acontecer a doação, mas hoje estou curado, tomando todos os cuidados necessários, mas posso dizer que nasci de novo, graças à Deus”, contou.

Durante a campanha os prédios da Santa Casa e do Complexo Ambulatorial Bento de Abreu Sampaio Vidal serão iluminados na cor verde, para chamar a atenção para a importância da doação de órgãos. Outros prédios de entidades parceiras também receberão iluminação verde, como o do Marília Shopping. E no dia 23, 9h, haverá a tradicional Caminhada pela Vida na av. das Esmeraldas, aberta a todos os interessados.

HORAH – Informação é tudo