Câncer do colo do útero – ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS COMEÇAM A SER VACINADOS CONTRA VÍRUS HPV

Vírus HPV pode ser indutor do câncer do colo do útero; prevenção é feita com a vacina (FOTO: Divulgação)

Jaú – Escolas públicas jauenses serão visitadas por equipe da Vigilância Epidemiológica pelo período de 1 ano, para vacinar adolescentes contra o HPV, vírus que pode levar ao câncer do colo do útero. A ação é parte do programa de prevenção do câncer ginecológico do Hospital Amaral Carvalho, em parceria com o Município e a Diretoria Regional de Ensino.

O trabalho começa na 5ª feira (19), por escola do bairro rural de Pouso Alegre de Baixo, com expectativa de vacinar 5 mil alunos só na 1ª etapa desta ação. A vacina contra o HPV é para meninas de 9 aos 14 anos e meninos de 11 aos 14, e deve ser aplicada em 2 doses, com intervalo de 6 meses entre elas. Após avaliação dos resultados, a ação será estendida às escolas privadas.

A médica oncoginecológica Lenira Mauad diz que a vacina é segura e reduz a incidência de lesões que levam ao câncer do colo do útero em mais de 90%. Os adolescentes são o público-alvo porque nessa faixa de idade a produção de anticorpos é maior. O trabalho será desempenhado por mais de 100 agentes comunitários, enfermeiros e professores treinados pelo Amaral Carvalho.

HORAH – Você sabe mais