Candidatos a prefeito assumem compromissos por escrito com grupo de Saúde Mental

Documento foi assinado por Vinicius, Nayara e Garcia, segundo grupo de saúde mental de Marília (FOTOS: Arquivo/Reprodução)

Carta de Compromisso com o Grupo de Trabalho (GT) Saúde Mental em Pauta é assinada por três dos seis candidatos a prefeito e um a vice-prefeito de Marília nessas eleições. “Nossa intenção foi verificar quais os projetos deles para a saúde mental e apresentar o nosso posicionamento em relação ao tema, pois é urgente uma mobilização em torno do assunto”, explicou Wellington Silva, psicólogo do Núcleo de Apoio Emocional e Prevenção ao Suicídio.

O GT Saúde Mental se mobiliza desde o final do ano passado para conscientizar e despertar a sociedade e autoridades para a necessidade de políticas públicas previstas em lei sobre o tema. Vinicius Camarinha, candidato a prefeito do PSDB, foi o primeiro a receber as demandas do grupo e aderir à Carta de Compromisso; depois vieram Eduardo Nascimento (Republicanos), quando ainda era candidato a prefeito (hoje ele é vice de Garcia da Hadassa, do Novo); Nayara Mazini (Psol) e Garcia, na 2.a feira 30/9.

“Ficamos felizes em saber que todos têm iniciativas para tentar solucionar o grave problema da saúde mental em Marília, e nos colocamos à disposição para auxiliar nesse processo”, disse Wellington Silva. O GT informou por meio de nota à imprensa que os candidatos a prefeito Ricardinho Mustafá (PL) e João Pinheiro (PRTB) “também foram procurados, mas não responderam ao chamamento para discutir a questão”; já Lilian Miranda (PCO) não teria sido localizada.

A Carta de Compromisso enfatiza que “os recursos públicos para a saúde mental e cuidado psicossocial devem ser investidos integralmente nos serviços públicos da RAPS, a Rede de Atenção Psicossocial, e que não serão destinados para terceirização de recursos humanos, internações em hospitais psiquiátricos e/ou comunidades terapêuticas”. Há diversos outros pontos no documento, todos de compromisso do candidato com políticas públicas para prevenção ao suicídio e atenção à saúde mental da população de Marília.

HORAH – Informação é tudo