Caos no trânsito – VIADUTO DA 13 DE MAIO É INTERDITADO SOB RISCO DE DESMORONAMENTO

Fissura em uma das alças do viaduto levou à interdição do local: risco de desmoronamento (FOTO: Samantha Ciuffa/JCNet / Reprodução HoraH)

Com deslocamento de 13cm no pilar esquerdo da alça de acesso ao viaduto da Rua 13 de Maio para a Av. Nuno de Assis, centro de Bauru, a Prefeitura interditou o local. A calçada sentido centro-bairro, no trecho da Rua Pres. Kennedy, também foi isolada. A exigência teria sido do Ministério Público, mas a Prefeitura, em nota ao HORAH, afirma que engenheiros da Secretaria de Obras vistoriaram o local e fizeram a recomendação.

RISCO – Seja como for, foi constatado risco de desmoronamento. A interdição teve início na tarde desta 4ª feira (2). Segundo a Prefeitura, esta “é a primeira vez” que seus engenheiros fazem esse tipo de inspeção, após curso técnico em Americana, no IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto), e que outros viadutos passarão pela mesma vistoria preventiva. Por causa da interdição, a Emdurb também proibiu estacionar no quarteirão 2, lado par, das ruas Alto Juruá e São Paulo.

LICITAÇÕES – Agora começa uma corrida contra o relógio, dado o enorme fluxo de veículos no local, o que torna ainda mais caótico o trânsito em Bauru. Serão necessárias 2 licitações: uma para contratar empresa que faça o projeto de recuperação do viaduto e, outra, para definir quem fará a obra. Na nota ao HORAH, a Administração fala na “possibilidade de contratação, em caráter emergencial” para realização da obra, pulando etapas e ganhando tempo.

MÁS LEMBRANÇAS – A interdição do viaduto da 13 de Maio traz a péssima lembrança do viaduto Mauá, outro que foi interditado há cerca de 10 anos e passou longos anos fechado. Ele faz a ligação do Centro com a região da Vila Falcão, igualmente movimentado. Além disso, a população bauruense reclama de inúmeras interdições pontuais em ruas e avenidas da cidade, por causa do excesso de buracos.

HORAH – Você sabe tudo