Casas em risco – 2 FAMÍLIAS JÁ SAÍRAM; OUTRAS DEVEM IR PARA HOTÉIS

Trincas gigantes apareceram nas paredes de algumas residências (FOTO: Arquivo pessoal/Reprodução HoraH)

NO TOTAL, 7 CASAS DO DISTRITO DE POTUNDUVA, EM JAÚ, APRESENTAM RACHADURAS OU AFUNDAMENTOS

Sete casas localizadas nas ruas Bentoca e Antônio Gigliotti em Jaú no bairro da Olaria, distrito de Potunduva, estão em risco. Piso afundando e trincas enormes nas paredes, inclusive no sentido horizontal, que seriam as mais sérias, podem ser vistos nas residências. A suspeita inicial é de que a chuvarada dos últimos dias tenha encharcado e desestabilizado o solo embaixo das construções, afetando principalmente as mais frágeis, mas não há ainda um laudo conclusivo da Defesa Civil, que já esteve no local.

Duas famílias deixaram as casas e foram abrigados por parentes na noite do sábado (5); as outras teriam sido orientadas a se deslocar “para a escola (existente nas proximidades), mas não ofereceram nem colchões; queriam que elas levassem colchões de casa para dormir lá, meio que jogadas”, contou um morador ao HORAH. Confiando “nas promessas” feitas “pelo pessoal da prefeitura”, essas famílias aguardam pelo pagamento de um aluguel social ou mesmo acolhimento em hotéis até que a situação se resolva.

Neste domingo (6), o prefeito Ivan Cassaro, o secretário da Mobilidade Urbana Márcio PX e os vereadores Sabará e Jefferson Vieira, ambos do distrito, visitaram o local. Em sua página no Facebook, o prefeito disse ter ‘averiguado’ as residências “que foram afetadas pela chuva” e que procede levantamento para “tomar as devidas providências necessárias para ajudar a resolver as situações”. Não disse quais serão.

Trincas paralelas na parede de uma casa e, abaixo, reparos a volta do problema em outro local (FOTOS: Reprodução)
Ivan, PX no primeiro plano e os vereadores ao fundo (FOTO: Reprodução/Facebook)

Na noite do sábado a decisão de remover as famílias teria provocado uma forte discussão entre o coordenador da Defesa Civil Jonas Souza e o secretário Márcio PX. HORAH não conseguiu confirmar os fatos com nenhum dos dois, mas há relatos do bate-boca entre elas nas redes sociais. Souza seria defensor da transferência das pessoas por causa do risco de desabamento dos imóveis, enquanto PX questionaria essa necessidade. Talvez por esse motivo o prefeito decidiu ir pessoalmente ao local, hoje.

HORAH – Você sabe das coisas