Casos de bronquite e pneumonia infantil dobram atendimentos de saúde

Quantidade de atendimentos para síndromes respiratórias infantis tem aumentado bastante (FOTO: Assessoria/Divulgação)

Um crescimento preocupante de casos de bronquite e de pneumonia infantil simplesmente dobrou os atendimentos feitos na UPA Norte e no PA Sul de Marília, segundo nota distribuída pela assessoria da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), responsável pela gestão das duas unidades de saúde. “Desde a quarta-feira da semana passada o número de atendimentos praticamente dobrou, obrigando a ampliação da escala e médicos pediatras”, destaca a nota.

“Normalmente nós temos essas ocorrências no período do inverno, entre julho e setembro, mas neste ano houve uma antecipação e isso provocou o aumento da demanda”, observou o diretor da UPA Norte, João Paulo Bermudes. Os casos também estão mais graves. “Muitos casos chegam com necessidade de cuidados especiais, na condição de urgência e emergência. Os casos menos graves precisam aguardar, gerando uma espera que ultrapassa quatro horas para atendimento”.

A saída foi aumentar o número de pediatras e traçar estratégias de atendimento para dar conta do serviço. “Estamos fazendo reuniões constantes para resolver o problema, já que dependemos de vagas nos hospitais como o Materno-Infantil, vinculado ao HC, e Santa Casa”, destacou nota da ABHU. Diante dessa situação, o diretor da UPA diz que pais ou responsáveis de crianças com crises respiratórias mais leves devem seguir a orientação do médico da UBS e aguardar em casa.

HORAH – Você sabe das coisas