Casos de Covid voltam a preocupar; em Marília, AMTU recomenda uso de máscara em ônibus

Ônibus das duas empresas de transporte coletivo de Marília continuam sendo sanitizados, informa AMTU (FOTO: Divulgação)

Após aumento significativo de novos casos de Covid e crescimento na transmissão da doença, agora pela subvariante BQ.1 da ômicron, o sinal de alerta voltou a ser dado pelas autoridades da Saúde em todo o País. “Estamos vendo apenas a pontinha do iceberg”, avaliou a infectologista Rosana Richtmann ao portal G1, indicando que há muito mais ainda para se revelar sobre esta nova onda da doença. A BQ.1 é bem mais transmissível do que as variantes anteriores, o que ainda não significa que seja mais grave, mas especialistas recomendam cuidados, como o uso de máscara em ambientes fechados, no transporte coletivo, em farmácias e ambientes médicos ou hospitalares, além de álcool em gel e vacinação em dia.

Em Marília, a associação AMTU, que representa as empresas concessionárias do transporte coletivo, distribuiu nota na manhã desta 4.a feira 16 para informar que voltou “a recomendar o retorno do uso de máscara a todos os seus funcionários”, que segue “orientações das autoridades de Saúde” do estado e que “mantém desde o início da pandemia as mesmas medidas preventivas e de combate ao coronavírus”. A entidade enfatiza que continua sanitizando os ônibus e oferecendo álcool gel e máscaras aos motoristas e demais funcionários, além de orientar passageiros a fazerem o mesmo. Por enquanto, observa, não se trata de obrigação, apenas de orientação.

A AMTU também destaca na mesma nota as conclusões do Conselho Gestor do estado sobre esta nova onda de Covid, após ter identificado “alta de 50% nas internações em leitos de enfermaria dos hospitais e de 56% em UTIs”, ressaltando se tratar ainda de número “bem inferior aos observados em ondas anteriores”. A entidade ainda reforça todas as orientações da saúde para conter esse novo avanço da doença.

(c/ informações da Redação e da Assessoria)

HORAH – Informação é tudo