
Após uma pausa enquanto o presidente, vereador Dr. Paulo de Tarso, se recuperava de uma dengue, a CEI da Saúde retoma trabalhos em Jaú na tarde do dia 2 de julho, uma quarta-feira. Expectativa máxima para essa próxima sessão da comissão de investigação, porque a convocada para prestar esclarecimentos é a ex-secretária da Saúde Ana Paula Rodrigues, em cuja gestão ocorreram os problemas que estão sendo apurados.
Considerada ‘mulher-bomba’ nesse episódio pelo que se imagina que saiba, Ana Paula será ouvida às 15h30 no plenário da Câmara Municipal. Porém, o público não poderá acompanhar, como já deliberado pela maioria dos membros da CEI no início dos trabalhos. O depoimento dela, entretanto, é público e será disponibilizado para a imprensa na sequência. Presencialmente, só vereadores e assessores poderão acompanhar; questionamentos só estarão abertos a integrantes da CEI.

A deliberação sobre a convocação de Ana Paula foi feita em reunião na tarde desta 4.a feira 18, na Câmara, que não contou somente com a presença do vereador João Pacheco, que avisou com antecedência que não poderia comparecer. O presidente Dr. Paulo, o relator Professor Hercílio, o secretário Dr. Rodrigo Ávila e o membro Tito Coló foram unânimes em aprovar a convocação da ex-secretária da Saúde.
Em princípio, a CEI quer apurar as contrapartidas pagas pela Unoeste à Secretaria da Saúde pela instalação da Faculdade de Medicina em Jaú, onde o dinheiro foi empregado, se as construções feitas tiveram licitação, onde estão os comprovantes, o que foi transferido para o Município, onde está esse material e, especificamente, sobre a doação de 246 aparelhos de ar condicionado em 2024. Sobre esse último item, a secretaria não encontrou todas as notas fiscais, não patrimoniou os equipamentos, não soube informar quantos foram instalados, quantos não e onde eles estão; há ainda informação de desvio de equipamentos para uso pessoal, o que a secretaria também não soube explicar.
Porém, foi também na gestão de Ana Paula que se descobriu irregularidades na gestão dos contratos de prestação de serviços médicos de terceirizadas à Prefeitura. Na ocasião, houve vazamento de áudios telefônicos da ex-secretária aos prantos, dizendo que alertou o prefeito Ivan Cassaro, que não teria tomado providências. Ela também acusou diretamente a secretária-adjunta Mariana dos Santos, parente do prefeito, de cometer parte das irregularidades. Ana Paula foi exonerada no final do ano passado.
A CEI colecionou até agora documentos solicitados à Unoeste comprovando as contrapartidas e quem as recebia pela Prefeitura, solicitou documentos para contraprova junto ao Município e ouviu quatro pessoas: o atual secretário da Saúde Dr. Segura, a coordenadora administrativa da Unoeste Jaú Amanda Creste, e os servidores da Saúde, Rodrigo Ribeiro e Márcio Botelho.
HORAH – Informação é tudo